Refletir sobre o futuro da Europa e restabelecer a confiança
A UE encontra-se numa encruzilhada crítica, a braços com desafios sem precedentes e níveis crescentes de desconfiança do público. Enquanto instituições da UE com uma ligação direta aos cidadãos, o Comité das Regiões Europeu e o Parlamento Europeu desempenham um papel fundamental para restabelecer a confiança dos cidadãos e ajudar a construir um consenso sobre o futuro da Europa.
No âmbito da atual reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da Europa, o Comité – a assembleia da UE dos governos locais e regionais – lançou uma iniciativa denominada «Refletir sobre a Europa», que inclui diálogos com os cidadãos e debates abertos organizados pelos membros, bem como debates políticos nos parlamentos regionais e nas assembleias locais. Pretende-se com esta iniciativa proporcionar aos cidadãos um espaço para exprimirem as suas preocupações e expectativas em relação à Europa. O Comité dá assim seguimento ao pedido do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para que lhe transmitisse as recomendações dos municípios e das regiões sobre o restabelecimento da confiança na Europa.
O presidente e o primeiro vice-presidente da Comissão Europeia também convidaram o Comité a apresentar os seus pontos de vista relativamente ao Livro Branco sobre o futuro da Europa. Neste contexto, o CR adotará, em 12 de maio, uma resolução sobre o Livro Branco da Comissão Europeia, que sublinhará em especial o papel fundamental da política de coesão da UE para reforçar o sentimento de pertença dos cidadãos à Europa e a solidariedade.
• Conferência de imprensa: Markku Markkula, presidente do CR, e Antonio Tajani, presidente do PE, 11 de maio, às 16 horas
Investimento a nível local: que futuro para o orçamento da UE e a política de coesão?
Os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento são o principal instrumento de financiamento da UE, cujo valor representa mais de um terço do orçamento total da UE até 2020. No entanto, o seu papel após esta data pode estar em risco face ao Brexit e ao surgimento de outras prioridades na UE, tais como a defesa, a segurança e a migração. Em 11 de maio, num parecer elaborado por Michael Schneider (DE-PPE), os municípios e regiões da UE apresentarão as suas propostas para melhorar a política de coesão e reforçar o seu contributo para a consecução dos objetivos da UE. No dia seguinte, o comissário responsável pelo Orçamento e Recursos Humanos, Günther Oettinger, dirigir-se-á aos membros do CR, pouco antes de o Comité adotar a sua resolução sobre o projeto de orçamento anual da UE para 2018.
Da ordem do dia consta ainda um debate com a presidente do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, Gudrun Mosler-Törnström, centrado nos direitos humanos, na democracia, na liberdade e no Estado de direito.