Para a Assembleia Municipal de S. Pedro de Sul, a CDU apresenta para primeiro candidato, João Carlos Gralheiro, advogado, membro do PCP, com produção de trabalhos técnicos em diversas áreas do direito, com pareceres para Projectos de Lei, nomeadamente na área dos baldios, dos bancos de terras, do arrendamento rural. João Carlos Gralheiro está ligado ao Cénico e a outras colectividades culturais, colaborando regularmente com artigos em diversos jornais regionais.
Para o Concelho de S. Pedro do Sul a CDU propõe-se alterar a gestão de navegação à vista dos últimos anos, da pequena obra aqui e ali, para ganhar votos e simpatias, pelos planos estratégicos, elaborados em diálogo permanente com os órgãos autárquicos, as populações, os trabalhadores das autarquias e os autarcas dos concelhos vizinhos, dando resposta consequente aos problemas da desertificação humana do nosso território, potenciando as condições naturais do Concelho (rios, serra, termas, património histórico, gastronomia, etnografia, etc) lançando as bases para, de forma integrada, criar riqueza, fixar pessoas, vencer o atavismo secular.
As infra-estruturas avulsas só serão uma mais valia, se servirem de forma global a elevação da qualidade de vida das populações e produzirem um efeito induzido no desenvolvimento local. A CDU não se propõe “parar o Concelho” para pensar estratégias de desenvolvimento. Desafia, isso sim, os sampedrenses ao diálogo, à reflexão e à acção colectiva, para construirmos um Concelho melhor para o presente e para o futuro, no convencimento de que as pessoas são o fim das opções políticas e de que sem elas não há futuro.