Na reunião Rui Santos começou por dizer que “estas são umas eleições em que, logo à partida, temos a certeza de que podemos fazer mais e melhor do que aqueles que nos antecederam e que se candidatam contra nós. Em que, mais do que acreditarmos nas nossas capacidades, temos provas dadas que falam por si.” Seguiu-se uma exposição sobre alguns dos projetos mais emblemáticos levados a cabo durante o presente mandato, quer ao nível da intervenção municipal, quer da captação de investimentos para o concelho, do aumento da notoriedade e visibilidade de Vila Real, ou ainda da boa gestão e contas do Município.
Sobre a campanha em si, Rui Santos afirmou “Cada um de nós, quer na Câmara Municipal, quer na Assembleia Municipal, quer nas Juntas de Freguesia, deve assumir a máxima de que “palavra dada é palavra honrada”. Esta foi e será a base de todos os programas eleitorais. As nossas propostas devem ser exequíveis e realistas, fugindo à tentação fácil do populismo. A política autárquica faz-se olhos nos olhos e com verdade. Não pode ser de outra maneira. E porque a política é feita por pessoas e para as pessoas, as nossas listas de candidatos devem ser constituídas pelos melhores de nós, por aqueles que concretizam as soluções e asseguram a qualidade do nosso trabalho. E quando falo em “nós”, não me refiro apenas aos militantes do Partido Socialista. Nós temos que ser os militantes, mas também os independentes e até os apoiantes de outros partidos políticos, que acreditam que as nossas listas e os nossos projetos são os melhores. Foi assim que vencemos em 2013 e será assim que venceremos em 2017.”
Rui Santos acrescentou ainda “Hoje que assumo a minha disponibilidade para, caso conte com o vosso apoio, avançar para um segundo mandato como Presidente de Câmara de Vila Real, tenho que vos pedir, tal como há quatro anos, ajuda para a construção deste novo projeto. Também como há quatro anos vos digo que, se sentisse que alguém estava em melhores condições do que eu para assumir esta eleição, seria o primeiro a apoiar essa alternativa. No entanto, milhares de pessoas me têm abordado no sentido de eu continuar, cerca de 3.000 delas assinaram declarações de apoio à minha recandidatura e devo ser sensível a essa onda de entusiasmo. Trabalharemos todos muito para fazer destas ideias e do capital de confiança que ganhamos nos últimos anos, um ótimo projeto autárquico. Conto com todos e com o vosso empenho. Espero poder merecer a vossa confiança.”