O rebanho, fez o percurso da Aldeia de Ribolhos até ao Largo das Carvalhas na Vila de Castro Daire, seguiu a rota original e contou com a presença de mais de mil e oitocentas cabeças de gado e muitas dezenas de populares que se quiseram associar aos pastores e seguir o rebanho durante o percurso.
A Vila de Castro Daire recebeu em Festa a chegada do rebanho, sendo várias centenas de espetadores que um pouco por todas as Ruas de passagem do gado se agruparam para aplaudir a passagem do mesmo e dar um colorido ainda maior a esta iniciativa.
Perante muitos aplausos, muitas fotografias e muito entusiasmo foi sendo possível dar a conhecer uma das tradições que fazem parte da cultura deste território e das suas gentes, numa envolvência que permitiu aos presentes serem não só espetadores mas também interagir com a iniciativa, contactando com pastores, com o próprio rebanho e com os cães que o acompanhavam, num cenário histórico mas também atual e próprio de quem ainda faz da pastorícia o seu meio de subsistência.
O Rebanho pernoitou no largo da Feira das Vacas, permitindo a todos ter um contacto direto com esta envolvência da Transumância, complementado com grande confraternização e festa abrilhantados pela Confraria do Bolo Podre e Gastronomia do Montemuro, responsável pela Jantar para os Participantes e ainda pela Atuação do Grupo de Musica Tradicional Portuguesa “SETE SAIAS” que animou a noite e encantou os presentes.
Na manha de domingo, dia 25 de Junho, o Rebanho subiu à serra de Montemuro, acompanhado por todos os participantes que puderam, mais uma vez, ter um contacto com esta realidade e viver de perto as especificidades desta manifestação cultural.
Para terminar este evento realizou-se uma Tradicional “Chega de Bois”, também este um evento cultural com a marca do Concelho e que faz parte da cultura desta região, que contou com a participação de centenas de pessoas a assistir a esta iniciativa.
Esta 3ª edição da Rota da Transumância contou, ainda, com uma maior adesão de participantes, quer de criadores de gado, quer de espetadores, deixando a certeza que se trata de um evento com uma marca muito própria da região prometendo vir a constar da agenda cultural do concelho.