Vila Real vai festejar a Lusofonia e a Língua Portuguesa com Tito Paris, Selma Uamusse, Mallu Magalhães e uma grande surpresa portuguesa. A World Generation Week conta também com artistas europeus de Itália, Espanha e França, que vão proporcionar excelentes espetáculos e concertos de jazz, tal como Marco Sannini e Emilia Zamuner, que estarão durante a semana envolvidos em ações de formação, envolvendo a comunidade escolar e jovens em masterclasses.
Outro grande momento da World Generation Week é o Encontro Internacional, um grande fórum, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030, será o tema forte dos dias 8 a 10 de junho, em Lamego e Vila Real.
Mais de 10 países vão reunir-se no Alto Douro Vinhateiro, num encontro que será de Patrimónios Mundiais UNESCO da Europa e do Mundo Lusófono. Da Áustria, Michael Schimek, de Espanha Jimena Martinez, do Brasil Cláudio Melo de Oliveira, de Moçambique Saíde Amur Gimba, são alguns dos nomes dos representantes de Bens Classificados que vão marcar presença no Encontro Internacional, que conta ainda com a participação do Turismo de Portugal, Redes de Aldeias e Comissão Nacional da Unesco. Será um espaço de apresentação e debate em várias áreas com vista a novas possibilidades de cooperação.
A abertura do Encontro Internacional vai acontecer no Museu de Lamego, dia 8 de junho, com Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, António Ponte da Direção da Cultura do Norte e Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, e fecha com o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Vice-Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o presidente da Câmara Municipal de Vila Real.
A World Generation Week, vai estender-se pelos meses de julho, agosto e setembro com muitas mais iniciativas nos concelhos do Douro, nomeadamente em Tarouca, Tabuaço, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, São João da Pesqueira e Moimenta da Beira.
Com este conjunto de eventos, cumpre-se mais uma etapa do projeto "Douro em Movimento - Aldeias com Vida" financiado pelo Programa Operacional do NORTE 2020, com o apoio da entidade gestora, CCDR-N e dos 7 municípios que integram o projeto.