De julho a setembro, jovens de todo o país vão ser novamente desafiados a integrar equipas de vendedores ambulantes, numa experiência que combina formação especializada e uma experiência profissional remunerada, e ainda a possibilidade de receber um estágio na Unilever Jerónimo Martins.
O programa da Academia Olá foi especialmente concebido com a missão de dotar os jovens participantes de competências e facilitar a sua inserção no mercado laboral.
Além dos centros urbanos, a Academia Olá quer proporcionar oportunidades de emprego também a jovens que vivem no interior e litoral do país, estando à procura de candidatos em locais como: Ponte da Barca, Montalegre, Arcos de Valdevez, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo, Chaves, Lousada, Marco de Canavenses, Resende, Lamego, Vila do Bispo, Ponte de Sor, Álcacer do sal, Grândola, Mafra, Fafe, Elvas, Guarda, Mealhada, Lousã e Arouca.
“Este programa ajudou-me a crescer enquanto pessoa e a evoluir as minhas capacidades profissionais e a capacidade de comunicação. Além disso, foi bastante importante o espírito de equipa entre os vários participantes que me permitiu ainda conhecer pessoas novas e crescer com elas”, afirma Rui Antunes, participante da Academia Olá em 2016.
Segundo Elena Durán, responsável pelo programa, “a Academia Olá contribui para melhorar o processo de profissionalização dos jovens, cada vez mais necessário para entrar no mercado laboral. É uma grande satisfação comprovar que nas edições anteriores da Academia os participantes construíram o seu futuro profissional a partir desta experiência: nalguns jovens já influenciou a escolha do próprio curso superior e para muitos permitiu a abertura de novas portas no mercado de trabalho”.
A Academia Olá tem início com um programa de formação, onde os participantes começam por desenvolver competências de marketing e soft skills em sala de aula e a aprender a interagir diretamente com consumidores no terreno. De seguida, os participantes são alocados a um dos vários pontos de venda parceiros do programa, para espalhar sorrisos em praias, cidades, parques temáticos e jardins de norte a sul do país.
Ao longo dos 48 dias de trabalho, durante 30 horas semanais, os jovens são postos à prova em equipas, aplicando os conceitos aprendidos e utilizando estratégias criativas para conseguir vender o maior número de gelados e, simultaneamente, adquirir experiência útil para o seu futuro profissional. No final, as duas equipas vencedoras ganham um estágio remunerado de três meses na Unilever Jerónimo Martins.
Além da experiência e formação proporcionada na Academia Olá, os participantes recebem uma remuneração que varia entre os 811 e os 1483 euros, de acordo com o cumprimento de objetivos de vendas.
A Academia Olá foi criada em 2014 e faz parte de SOU OLÁ, um programa de sustentabilidade da Unilever Jerónimo Martins que visa ajudar a integrar os portugueses no mercado laboral e a combater o desemprego no país.
“O sucesso da Academia Olá está essencialmente relacionado com a quantidade de jovens que conseguiram adquirir um conjunto de competências úteis para o seu futuro pessoal e profissional. Como tal, um dos nossos maiores objetivos é chegar aos jovens de tudo o pais, proporcionando oportunidades de emprego também a pessoas que vivem fora dos centros urbanos. Em 2017 conseguimos aumentar em 75% o número de vagas, pelo que podemos proporcionar oportunidade a mais de 350 jovens em Portugal”, acrescenta Elena Durán.
A edição de 2017 da Academia Olá acontece nos dias 6 de julho a 3 de setembro. As candidaturas encontram-se abertas até dia 15 de junho. Para submeter a candidatura basta ir a www.souola.pt/academia