O Alto Douro Vinhateiro sustenta desde 2004 o titulo Património Mundial da UNESCO e prepara-se, para receber representantes de Sítios Classificados de vários continentes, entidades da comunidade científica e empresarial e social, liderando um Encontro Internacional, que irá debruçar-se sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.
Lás Médulas - Espanha, com Jimena Martinez, Val de Loire - França com Myriam Laidet, Wachau - Austria com Michael Schimek, são alguns dos nomes dos representantes de Patrimónios Mundiais da UNESCO a marcar presença no grande fórum.
Inspirados pela beleza arrebatadora da região, depois de uma visita à Descoberta do Douro (no dia 7), os participantes do Encontro vão juntar-se no Museu de Lamego (dia 8) para iniciar o debate sobre o Ambiente e Turismo Sustentável, numa perspetiva de informação e cooperação entre as regiões.
A sessão de abertura ficará a cargo da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos com o presidente da Câmara Muncipal de Lamego, Francisco Lopes e António Ponte da Direção Regional da Cultura do Norte.
O programa prossegue no dia 9, no Teatro de Vila Real, destacando-se durante a manhã o Painel Redes de Aldeias que reúne As Aldeias Vinhateiras do Douro, Rede das Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas de Portugal, com Carlos Carvalho, Rui Simão e Dalila Dias, moderado por Helena Freitas – Unidade de Missão para a Valorização do Interior – Portugal 2020.
À tarde, os países Boas Práticas e Desafios dos Sítios Classificados pela UNESCO junta representantes de Patrimónios Mundiais da UNESCO entidades que se debruçam sobre o património e a lusofonia.
O encerramento, no dia 10 de junho, conta com elementos da comunicação social que vão debater “A importância da comunicação na valorização dos Patrimónios Mundiais” e uma sessão solene com a apresentação da Carta de Cooperação.
O Encontro Internacional insere-se na World Generation Week promovido pela Douro Generation e a Rede das Aldeias Vinhateiras do Douro, que cumprem mais uma etapa do projeto "Douro em Movimento - Aldeias com Vida", financiado pelo Programa Operacional do NORTE 2020, com o apoio da entidade gestora, CCDR-N e dos dos 7 municípios que integram o projeto: Tarouca, Tabuaço, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, São João da Pesqueira e Moimenta da Beira. .