Numa época em que é cada vez mais urgente formar crianças e jovens esclarecidos, pretende-se com esta iniciativa divulgar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo por alunos e professores, em prol de um ambiente mais limpo. Por outro lado, procura-se alertar os alunos - oriundos dos diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, envolvendo, ainda, o ensino profissional –, para os problemas ambientais que afligem o Planeta.
O Encontro Municipal Eco-Escolas congrega uma mensagem de grande importância, apelando à utilização responsável dos recursos naturais, à mudança de atitude e comportamento, à participação e ao envolvimento, a uma abordagem “pela positiva”, construtiva: reduzir, reutilizar e reciclar.
Não desperdiçar é essencial, assim como é essencial dar continuidade às ações de promoção das boas práticas de educação para a sustentabilidade ambiental e de conservação da natureza junto da comunidade escolar, sendo esta uma aposta da Câmara Municipal do Marco de Canaveses que estabelece compromissos com as Eco-Escolas parceiras e com a Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE.
No dia 5 de junho, as atividades têm início às 10h00 e terminam às 16h30. As Eco-Escolas vão desenvolver oficinas de reciclagem e reutilização criativa de vários materiais desperdício; oficinas de reciclagem de papel; oficinas de plantas aromáticas e workshop “construção de ninhos de pássaros”. Haverá ainda exposições com vários trabalhos reciclados, elaborados ao longo do ano, sobre temáticas como a água, energia, resíduos e horta biológica.
Do programa fazem também parte: canções, hinos ao ambiente e desfiles de trajes reciclados. À semelhança de anos anteriores, o Encontro Municipal Eco-Escolas conta com a colaboração da ABAE e da FOCSA para dinamizar jogos de cariz ambiental, sendo que a EPAMAC oferece ainda um conjunto de visitas pedagógicas aos vários espaços da Escola.