O programa das Jornadas conta com vários oradores, internos e externos, e divide-se por três painéis: “A Qualidade na Saúde”; “Segurança em Ambiente Hospitalar” e “Gestão do Risco Hospitalar: Um desafio Atual”.
Um dos oradores convidados para o painel “Gestão do Risco Hospitalar: Um desafio Atual” é o Professor Doutor José Fragata, autor de várias publicações sobre Segurança do Doente e Risco Clínico, diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, e que recentemente fez história ao implantar o primeiro coração artificial em Portugal.
Professor Doutor Manuel Cardoso de Oliveira é também um dos oradores convidados para este painel. Foi fundador e é atualmente membro da direção da Associação Portuguesa para a Segurança dos Doentes (APASD), estrutura que visa a promoção de uma cultura de segurança entre doentes e profissionais de saúde.
Educação Médica, Formação em Cirurgia, Qualidade em Saúde e Segurança dos Doentes, Ensino Pós-Graduado e Investigação em Saúde são as áreas a que tem dedicado especial atenção.
No painel “A qualidade na Saúde”, Enfermeiro Jorge Pontes, gestor da Qualidade e membro do grupo coordenador do processo de Acreditação do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, pela Joint Commission International, e também auditor do Health Quality Service e normas ISO 9001:2000.
A prestação de cuidados é uma atividade complexa e em constante evolução. Novos meios e novas tecnologias possibilitam uma maior eficiência no tratamento da doença, mas acarretam também riscos para doentes e profissionais. Prevenir a ocorrência de danos é fundamental para se alcançar a segurança do doente e a qualidade em saúde. Estas são as razões que fundamentam a organização das I Jornadas de Risco Hospitalar do CHTS.