Aprender a brincar foi o mote das comemorações que contribuíram não só para a promoção da saúde junto da comunidade escolar como também para alegrar e confortar as crianças presentes no hospital.
Minimizar o impacto negativo da hospitalização, reforçar a imagem positiva do hospital e dos profissionais da área da pediatria, promover hábitos de vida saudáveis e prevenção da doença foram os principais objectivos das atividades organizadas pela equipa de Enfermagem do Serviço de Pediatria que incluíram a visita ao Serviço e ações de educação para a saúde sobre a correta higienização das mãos e alimentação saudável.
115 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Igreja de Guilhufe participaram nesta ação do Serviço de Pediatria que terminou com uma aula de zumba no exterior do Hospital Padre Américo.
As pinturas faciais e as esculturas de balões ficaram a cargo dos alunos do curso de animação sócio-cultural da Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel, e da Escola Secundária de Paredes que, tal como em anos anteriores, também desenvolveram esta actividade com as crianças na consulta externa e no internamento do Serviço de Pediatria.
No Serviço de Urgência Pediátrica, a educação para a saúde foi também o objectivo e a equipa de Enfermagem preparou um kit composto por uma amostra de protector solar factor 50+, uma maçã, folhetos informativos sobre alimentação saudável e cuidados com a pele durante a exposição solar, um livro para colorir e lápis de cor. Esta mochila foi oferecida aos pais e às crianças presentes na Urgência Pediátrica.
Este espaço foi decorado com balões e as crianças foram também convidadas a desenhar no papel de cenário colocado para o efeito.
A propósito do Dia Mundial da Criança, o internamento do Serviço de Pediatria recebeu ainda a visita do jogador Vasco Rocha, médio do Futebol Clube de Paços de Ferreira.