A inédita reunião acontece por intermédio do Encontro Internacional que vai decorrer entre os dia 8 e 10, no Alto Douro Vinhateiro, e que vai debater os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030.
O evento vai contar também com a participação de representantes da lusofonia e de patrimónios UNESCO entre entidades e cidadãos da comunidade científica e empresarial, para que discutam e contribuam com propostas e projectos de cooperação internacional, com vista à preservação e valorização das regiões, povos e nações.
A coordenadora das Aldeias Históricas de Portugal, Dalila Dias, já adiantou que na sua comunicação dará enfoque na valia do trabalho em Rede, visando o efeito multiplicador, bem como uma abordagem integrada e integradora para as vantagens competitivas. Outro foco estará "na sustentabilidade de longo prazo, uma premissa que visa tirar partido das características inimitáveis e do fomento do empowerment dos agentes e da comunidade.
Também Rui Simão, Coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e Carlos Carvalho, presidente a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro farão a apresentação de projectos de cooperação e perspectivas futuras.
O painel Rede de Aldeias é aberto ao público mediante inscrição prévia, toma lugar no Encontro Internacional, no Teatro de Vila Real, no dia 9 de Junho, às 9h30, estando a moderação a cargo de Helena Freitas da Unidade de Missão para a Valorização do Interior - Portugal 2020.