O simulacro teve como cenário um “incêndio” iniciado no “Bar Americano”, restaurante localizado no terceiro piso do espaço, e na sequência do “incidente” foram desencadeadas as medidas de autoproteção do “Bar Americano” e do Palácio do Gelo Shopping, com a ativação do alarme de evacuação geral do edifício.
O simulacro teve como objetivo exercitar o planeamento e a condução de reação a um incêndio e, consequentemente, a evacuação geral, que incluiu lojistas e permitiu avaliar a estrutura de comando, controlo e comunicações, assim como o processo de recolha, processamento e difusão de informações essenciais na ocorrência de acidentes daquele tipo. Em simultâneo, foram também avaliadas as interligações entre as medidas de autoproteção das lojas do centro comercial e as da estrutura do Palácio do Gelo Shopping, através do treino de intervenção das várias equipas que integraram o simulacro.
O Palácio do Gelo Shopping é o maior centro comercial da Região Centro e um dos principais spots de dinamização em termos de lazer e entretenimento. Com 175 000m2, apresenta um dos mais atrativos mix comerciais na área da moda e complementos, decoração, bem-estar, tecnologia, entre outras áreas, e propõe duas estruturas únicas no país - o Bar de Gelo e a Pista de Gelo, razão pela qual é, desde há muito, um dos espaços de eleição não só para os viseenses mas também para os consumidores das redondezas e visitantes. Constituído por diferentes conceitos, desde áreas comercias, desportivas, escritórios e hipermercados, é um edifício de utilização mista, que integra, neste tipo de simulacro, a 4ª Categoria de Risco.