Estiveram ainda presentes a Eng.ª Manuela Matos, Vogal Executiva da Comissão Diretiva do POSEUR, o Dr. Luís Caetano, Vice-Presidente da CCDRC o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Dr. José Morgado bem como o Administrador das Águas Douro e Paiva, Eng. António Borges.
Foi assinado o pergaminho com as presenças de todos os convidados e público presente, que ficará a registar o evento para memória futura. Em ato simbólico foi colocado o pergaminho no local onde irá ser construída a Nova ETAR de Castro Daire, localizada junto à Aldeia do Arinho e que vai substituir a ETAR da Ponte Pedrinha que serve Castro Daire e as aldeias mais próximas.
O Senhor Ministro do Ambiente visitou, ainda, a zona da ETAR Junto ás Termas do Carvalhal, que também vai ser intervencionada com uma nova ETAR, existindo já a decisão favorável do POSEUR à Nova ETAR da Bacia de Courinha.
Estas duas obras representam um enorme investimento do Município na área do ambiente, suprimindo as principais lacunas existentes das ETAR´s que estão ultrapassadas e obsoletas nestas áreas.
A nova ETAR de Castro Daire, cujo lançamento e início das obras foi hoje assinalado, representa uma obra onde o custo ultrapassa os 6 milhões de euros, sendo que a Nova ETAR da bacia de Courinha tem uma estimativa orçamental que ronda os 3 milhões de euros.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire afirmou estar muito satisfeito pelo arranque desta obra que vai melhorar em muito a capacidade de resposta do tratamento das águas residuais, contribuindo de forma decisiva para uma melhor qualidade de vida da população do Concelho. Frisou ainda que estas obras trazem a criação de emprego específico e especializado no tratamento de ETAR's.
Sublinhando o esforço financeiro e o volume do investimento destas obras o Sr. Presidente da Câmara afirmou que esta é uma opção responsável por quem é gestor público e quer dar o melhor aos habitantes do Concelho. Esta obra tem o prazo de 20 meses de execução, frisou.
Fernando Carneiro destacou, ainda, toda a colaboração que tem existido entre o Ministério do Ambiente, o POSEUR e a Câmara para a concretização deste projeto, numa parceria que permitiu arrancar com esta obra tão importante para o Município.
Por sua vez o Sr. Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes, deu os parabéns ao Sr. Presidente do Município de Castro Daire pelo arranque desta importante obra, destacando o benefício que esta trará não só para Castro Daire e para os seus habitantes dizendo que concorda com o que o Sr. Presidente disse acerca da necessidade de ter pessoal especializado para a sua manutenção.
O Sr. Ministro do Ambiente agradeceu a maneira como foi recebido e destacou mais uma vez, que uma obra desta grandeza num concelho do interior é sinal da boa gestão autárquica que tem sido feita.