Para celebrar a 5ª edição do evento, a organização lançou o desafio: fazer 180 quilómetros, com a possibilidade de seguir para um percurso com mais 70 quilómetros. No entanto, a participação exige regras: é necessário fazer os 180 quilómetros até às 16 horas da tarde impreterivelmente. O atleta tem 11 horas para chegar a Amarante e então decidir, em apenas alguns minutos, se quer seguir para o Mutant Quest Challenge, enfrentando um novo e exigente trilho. “O desafio da organização é que a realização dos dois percursos seja algo quase impossível. Mesmo para os que consigam, queremos que seja um exercício de humildade, lembrando que as montanhas são sempre maiores do que o Homem” refere Fernando César, director de prova.
O percurso de 180 quilómetros continua a ser o foco principal da organização. Um trilho que passa pelo ponto mais alto de cada uma das serras (Aboboreira, Marão, Alvão e Senhora a Graça) e celebra, mais uma vez, a prova, a vida e a paixão pelas serras. Um dia intenso para todos os que quiserem redefinir limites.
De dificuldade técnica e física alta, esta é uma prova realizada em autonomia total e apenas a navegação GPS permite guitar os atletas pelas montanhas, assinalando os pontos mais importantes. Estão são algumas das características desta ultramaratona de BTT, que pretende elevar e partilhar com todos os participantes a beleza representada pelas serras que emolduram a região do Tâmega e Trás-os-Montes.
Para além da importância no contexto desportivo, o Mountain Quest reflete a riqueza da região a diferentes níveis, tais como os recursos naturais, os monumentos, as tradições, a cultura e a gastronomia. São várias as entidades que estão envolvidas e que trabalham em parceria para conseguirem organizar e oferecer aos visitantes e atletas os melhores serviços.
Porque o ambiente e o envolvimento da comunidade são algumas das principais preocupações da organização, este ano um euro de cada inscrição reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O Mountain Quest conta com o apoio do Município de Amarante, da Câmara Municipal de Mondim de Bastos, Câmara Municipal de Vila Real e Turismo Porto e Norte de Portugal.