Durante três dias, Penedono viajou à “Memória dos tempos medievais”, num ambiente repleto de animação onde não faltaram treinos de armas, espetáculos de acrobacias e malabarismos, encantadores de serpentes, cuspidores de fogo, músicos, trovadores e danças. Com a recriação de um mercado histórico, produtos típicos, tabernas, mercadores e gastronomia da época, o encantador cenário histórico apelou à participação das gentes locais evidenciando a valorização que é dada às tradições e ao património etnográfico de Penedono.
Associações, entidades culturais, artesãos, artífices, mercadores alimentares, comerciantes de doces e bebidas, entre outros, fizeram as delícias dos milhares de pessoas que assistiram ao certame deste ano. “É um evento que está absolutamente consolidado, não apenas no concelho, direi mesmo na região e até cada vez mais com uma expressão nacional”, afirma Carlos Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Penedono.
“Estamos muito satisfeitos com a realização de mais uma edição da nossa Feira Medieval, de ano para ano temos vindo a registar um aumento de visitantes que chegam de todo o país, e também de turistas estrangeiros, sobretudo dos nossos vizinhos espanhóis que têm manifestado um interesse crescente neste que é um dos maiores eventos do município”, afirma o Presidente da Autarquia, perspetivando já a edição do próximo ano, “temos de continuar a inovar e criar coisas novas, mantendo sempre o rigor histórico, é assim que deve ser e é também por isso que tem o sucesso que tem”.