Além de conteúdos teóricos, este curso intensivo desenvolverá práticas de campo em contextos naturais e culturais muito diferentes: centros históricos, museus, sítios arqueológicos, rotas culturais temáticas, vinhas e adegas, centros termais, locais com denominação de origem e interesse gastronómico registrados, entre outros. As aulas e atividades serão ministradas por professores, investigadores e especialistas de universidades e guias europeus com anos de experiência.
Das competências a adquirir ao longo desta semana, destacam-se as técnicas de interpretação do património, ferramentas de reflexão para uma melhor comunicação intercultural com os visitantes, novos conhecimentos científicos aplicáveis ao acompanhamento de grupos, dicas sobre como aplicar os princípios da sustentabilidade na prática ou ainda como estimular o espírito empreendedor.
A maior parte do tempo os alunos estarão envolvidos em atividades práticas, enquanto podem disfrutar todo o bom desta região: ar livre puro, gastronomia e património cultural e natural.
Destaca-se a visita a São Pedro do Sul, a caminhada pelas Fisgas de Ermelo, a visita ao local de produção do barro de Bisalhães – recentemente reconhecido como património cultural da UNESCO – e ainda uma prova de vinhos na Adega Cooperativa de Vila Real.