A extensão do Festival Política arranca a 8 de Julho pelas 22h, na Praça D. Duarte, onde será exibido o filme “Os Negócios de Bruxelas”, de Matthieu Lietaert e Friedrich Moser (Alemanha). Trata-se de um documentário que mergulha nas delicadas relações entre a elite política e as grandes multinacionais e analisa o modelo atual da Europa.
A 15 de Julho (21h50), na mesma praça, será exibido o documentário “Ressurgentes”, de Dácia Ibiapina (Brasil). O filme acompanha os movimentos sociais de Brasília entre 2005 e 2013: Movimento Passe Livre (por um transporte gratuito e de qualidade), Fora Arruda e Máfia (contra o governador José Arruda) e Santuário Não se Move (contra a criação de um bairro em território indígena).
Em colaboração com a Escola de Tecnologias Inovação e Criação – ETIC serão estreados seis filmes desenvolvidos por alunos que têm como objetivo entusiasmar os mais novos a participar nas próximas eleições, numa linguagem adaptada às redes sociais. O resultado desta parceria entre o Festival Política e o curso de Cinema e Televisão da ETIC será apresentado antes da projeção dos filmes “Os Negócios de Bruxelas” e “Ressurgentes”.
Ainda no dia 15 de Julho, às 18h, no espaço CAOS – Casa d'Artes e Ofícios, será dinamizado o workshop Empaville. Desenvolvido pela Oficina do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) será dirigido ao público juvenil tendo como propósito a capacitação cívica e formas de intervenção no espaço público, nomeadamente ao nível dos orçamentos participativos.
Nos espaços expositivos dos Jardins Efémeros será também possível encontrar as obras criadas pelos artistas e designers Alberto Faria, André da Loba, Carolina Maria, ± Miguel Januário, Sara Maia, que desenvolveram peças artísticas sobre a abstenção/não participação cívica.
A extensão na cidade de Viseu do Festival Política integra-se assim no festival cultural Jardins Efémeros, cuja programação está disponível no site http://jardinsefemeros.pt/.
A primeira edição do Festival Política decorreu em Abril, em Lisboa, tendo a abstenção como tema central.